INJETÁVEIS
Botox
Toxina Botulínica
A toxina botulínica, muito conhecida pela marca mais popular, o Botox, é produzida por uma bactéria chamada Clostridium botulinum. É a mesma bactéria causadora da doença botulismo, mas a toxina botulínica industrializada é purificada e usada em doses que não causam a doença. A toxina é aplicada no músculo e provoca o relaxamento da região onde foi aplicada, fazendo a suavização das marcas. O seu resultado é rápido, mas a indicação depende de avaliação individualizada.
O botox para uso estético é indicado para suavizar as rugas e linhas de expressão do rosto. Entre as linhas tratadas estão as rugas da testa, a glabela (espaço entre as sobrancelhas) e, os pés de galinha, rugas que se formam na região dos olhos. Para sulcos ao redor dos lábios, entre eles o famoso bigode chinês - linha que se forma entre o nariz e o canto da boca - o mais recomendado é o preenchimento facial ou os fios de colágeno, pois é uma região de bastante movimento e não é possível atuar na musculatura sob pena de deixar o rosto paralisado.
As rugas aparecem devido ao envelhecimento facial, que ocorre por idade, exposição solar inadequada, má alimentação, tabagismo, álcool, falta de hidratação, entre outros. Mas o fator maior para seu aparecimento é a contração natural dos músculos do rosto, que formam as chamadas linhas de expressão e rugas. Muitas pessoas tem o hábito de franzir a testa ao se expressar, mas com o passar do tempo essa contração dos músculos da região gera vincos horizontais na pele, pela perda da elasticidade das fibras colágenas e de elastina.
Quando é injetada nas musculaturas que geram as rugas, a toxina botulínica age como um bloqueador neuromuscular temporário, mantendo o relaxamento por três a seis meses, pois o organismo gera novos caminhos, trazendo de volta o movimento. A redução do tempo dos resultado, depende principalmente das atividades diárias e hábitos de vida de cada indivíduo.
Podemos realizar a toxina botulínica de forma preventiva, sem deixar com que as linhas de expressão marquem a pele. De forma reparativa, reduzindo a tensão da musculatura, as rugas serão amenizadas.
Como prevenção, devemos avaliar a pele, mas a melhor idade é após 25 anos ou quando as rugas de expressão começam a incomodar.
O tratamento é contra-indicado em grávidas e em mulheres amamentando.
O resultado da aplicação do botox nas rugas começa a ser notado no prazo de dois a cinco dias a partir do momento da aplicação. Os resultados tornam-se efetivos no final de 20 dias. A partir de então, os resultados permanecerão estáveis pelo período aproximado de três a seis meses. No entanto, o tempo de aparecimento dos resultados e sua duração variam de caso para caso.
O melhor intervalo entre as sessões são de 6 meses para o individuo não desenvolver uma resistência ao produto e o botox deixar de responder as aplicações.
Desde que realizada por um profissional adequadamente treinado e com boa experiência, a aplicação do botox pode ser considerada um tratamento seguro.
O botox necessita ser introduzido por uma agulha, podendo haver hematomas, mesmo aplicado por um profissional muito experiente, devendo o paciente realizar o procedimento longe de qualquer compromisso que não possa comparecer com a pele marcada.
Enzimas
Esse procedimento também pode ser chamado de Mesoterapia (se aplicada de forma intradérmica), e consiste na aplicação de enzimas. Elas são aplicadas através de injeções com agulhas bem finas, que consistem na combinação de 4 a 6 elementos diferentes, os quais contribuem positivamente para a destruição das células de gordura, melhora da circulação sanguínea, efeito antioxidante e tensor, estímulo de colágeno. Além do poder contribuir para o aumento da massa muscular, tratar estrias e auxiliar no emagrecimento do corpo. As enzimas remodelam o corpo e podem ser associado a outros tipos de tratamentos com aparelhos e massagens.
Na gordura a aplicação de enzimas pode ser feita por dois modos: a primeira é via intramuscular, que visa a eliminação de peso corporal total, aplicada na região glútea. A segunda opção é que a aplicação seja subcutânea, sendo aplicada diretamente na região onde deseja eliminar a gordura localizada. Através de uma análise detalhada da pele e da saúde do paciente, são traçadas as necessidades e objetivos pessoais. São realizados testes com combinações com 3 enzimas, as quais possuem o prazo de 2 a 7 dias para provarem eficiência sobre o metabolismo. Somente após o reconhecimento da eficiência da queima de gordura localizada, o procedimento pode ser ministrado.
Os resultados das enzimas variam de acordo com as características pessoais, como idade, dieta, exercícios físicos e metabolismo.
Alimentação saudável e exercícios físicos são essenciais para atingir os objetivos, mas para acelerar esse processo podemos lançar mão dos tratamentos estéticos, sendo as enzimas uma excelente alternativa de tratamento.
Preenchimento
O preenchimento é um procedimento para reestruturação da pele por perda de gordura na perda de peso, modelagem e rejuvenescimento. Ele preenche rugas e sulcos, melhora o contorno facial e aumentar o volume dos lábios.
O procedimento é efetuado em consultórios, com anestesia local ou simplesmente tópica, com agulhas ou cânulas. Como existem diversas formas de aplicações - desde a derme superficial, derme profunda e até o tecido subcutâneo -, existem inúmeros calibres e diversas dimensões de agulhas e cânulas para estas formas de aplicação.
O acido hialurônico preenche o espaço entre as células e, em função da sua capacidade de atrair água para o local em que foi aplicado, ele melhora não só as rugas como também a hidratação da pele.
As principais aplicações do ácido hialurônico são: no sulco nasolabial (famoso "bigode chinês"), nos lábios e na região supra labial, na goteira lacrimal (área das olheiras), maçãs do rosto, contorno de mandíbula, além de preencher cicatrizes da face.
É contraindicado em portadores de doenças autoimunes em atividade, como o Lúpus Eritematoso Sistêmico, grávidas, mulheres em processo de amamentação, pessoas imunossuprimidas, pessoas com alergia a qualquer componente da formulação e com inflamação ou infecção no local a ser tratado não devem submeter-se a estes procedimentos.
Normalmente uma sessão é suficiente, mas caso os resultados ainda não estejam satisfatórios, é possível fazer uma nova aplicação.
Os efeitos do preenchimento facial com ácido hialurônico aparecem logo após o tratamento, mas se tornam mais visíveis uma semana após a sessão, momento em que o inchaço do rosto é amenizado.
Ele não é permanente, sendo reabsorvido pelo organismo aos poucos num período de 12 a 20 meses.
Pode haver equimoses e edema, que desaparecem entre 7 a 20 dias.
Hamonização Facial
Conjunto de procedimentos estéticos combinados para melhorar a harmonia do rosto, melhorando os traços e contornos da face, proporcionando também um rejuvenescimento da face, do pescoço e colo.
Com a idade ocorre a perda da elasticidade da pele, queda dos tecidos, músculos e gordura, na harmonização facial são avaliadas todas as necessidades da pele e elaborado um plano de tratamento.
A harmonização facial é indicada para ambos os sexos e podem ser tratadas rugas, marcas de expressão, sulcos e vincos, perda de contorno, papada, olheiras, melhor marcação dos traços faciais, definição da maçã do rosto, efeito bichectomia, aumento e definição labial. O resultado final aparece em média 20 dias após a aplicação e as vezes necessita de um retoque, que é avaliado no dia do retorno.
Preenchimento: aplicação de ácido hialurônico na pele ou abaixo dela, promovendo elevação da mesma, diminuindo a sua profundidade e dando volume para corrigir as depressões e promover o rejuvenescimento.
Toxina Botulínica: trata as rugas e marcas se expressão, relaxando os músculos e promovendo a diminuição dos movimentos.
A recuperação de todos os procedimentos é rápida, mas como são realizadas com agulhas, podem ocorrer pequenos hematomas, que desaparecem em alguns dias.
Cuidados
Não é permitido deitar ou abaixar a cabeça nas próximas 4 horas, não viajar de avião no dia da aplicação, não massagear a região pelos próximos 20 dias, e praticar atividade física somente após 48 horas.
Fios de Sustentação PDO
Esses fios de PDO (Polidioxanona); promovem um lifting da pele, reduzindo a flacidez pela perda do colágeno. Ele elimina o temido bigode chinês, levanta as maças do rosto, devolve o contorno natural da face e pescoço, eliminando a terrível papada e ainda estimula a produção de colágeno.
Os fios de PDO são biocompatíveis e biodegradáveis, sendo reabsorvidos num prazo de um a dois anos. Eles ainda estimulam a produção de colágeno nas regiões onde são inseridos, mantendo o paciente com uma aparência jovem por mais tempo.
Os fios são aplicados em pontos estratégicos do rosto e pescoço do paciente, sendo inseridos separadamente em cada região com o auxílio de uma agulha, depois o profissional faz o reposicionamento dos tecidos faciais do paciente.
Ao contrário de cirurgias, o procedimento estético é pouco invasivo, realizado com anestesia local, sem necessidade de internação. É possível notar os resultados imediatamente após o procedimento, a recuperação é muito tranquila, sendo que o paciente já pode retornar as suas atividades, tomando alguns cuidados.
Para realizar o procedimento, o profissional da saúde e estética deve ser capacitado e habilitado, para realizar tratamentos com fios de sustentação PDO.
Fios de Colágeno
Os fios de colágeno é um tipo de tratamento de lifting facial que dá resultados rápidos, tratando a flacidez sem cirurgia.
O envelhecimento é um processo natural, com perdas grandes de colágeno e esses fios foram desenvolvidos para devolver de forma simples a pele uma parte dele.
Não é preciso se ausentar do trabalho ou passar por um pós-operatório traumático, pois este tratamento estético não é invasivo como uma cirurgia e, com anestesia local.
Após uma análise precisa da pele, o procedimento pode ser realizado.
Trata-se de um procedimento muito eficaz, com ótimo custo-benefício.
Os fios são aplicados sob a pele com agulhas similares as de acupuntura, formando um desenho de trama, sempre em direção oposta à flacidez da pele. Dentro de dois meses os fios serão absorvidos, se transformando em colágeno da própria pele. O efeito lifting dos fios de colágeno podem durar até dois anos. O tratamento pode ser feito em qualquer parte do corpo. Os resultados podem ser observados logo no primeiro momento do tratamento, mas é depois do primeiro mes que pode-se ver melhor os resultados deste procedimento estético.